O Empreender como estratégia para desenvolver competências

O futuro e as oportunidades que ele traz sempre atraíram, de maneira especial, as sucessivas diretorias da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Fiel à sua veia de vanguarda, a Acic foi a primeira no Paraná a apostar em uma ideia que, em seu início, gerava mais desconfiança do que interesse. Mas como colocar empresários de um mesmo ramo, que se enxergavam como concorrentes, em uma mesma mesa para trabalhar, pensar e executar ações de crescimento conjunto ao setor?

A pergunta que todos faziam, uns com mais ênfase que outros, foi respondida com a prática e com o acúmulo de bons resultados. A Acic foi a primeira no Paraná, em 1998, a aderir e depois vieram muitas outras e hoje o Empreender está disseminado em praticamente todo o Brasil. Se por um lado os 20 anos da aplicação do método trouxe vitórias e aprendizados, por outro gerou fadiga e desinteresse. Atenta a isso, a gestão do ex-presidente Michel Lopes buscou meios para renovar o fôlego do Empreender na entidade.

À consultora especializada do Sebrae, Yonara Medeiros, coube a tarefa de apurar deficiências e, em conjunto com diretores e consultores, definir as propostas de um novo planejamento que ganha corpo em 2022. “Percebemos que existem diversas oportunidades de melhoria, tudo para tornar o Empreender uma estratégia para desenvolver e melhorar as competências do empresário e de sua empresa, usando para isso a força do associativismo”, afirmou Yonara durante o 5º Fórum Empreender.

Os trabalhos acontecem em dois eixos: integração, qualificação e geração de negócios e fortalecimento do programa. A consultora citou algumas atividades previstas no planejamento: dez ações entre núcleos, dez negócios entre empresas de diferentes núcleos, cumprimento de 70% das atividades planejadas, frequência média de 70% dos nucleados, além de rodadas de negócios, roteiros de qualificação, missões empresariais e o Prêmio Empreender como uma das principais novidades.

O 5º Fórum também abriu espaço para talk com integrantes de quatro núcleos que tiveram, em 2020 e 2021, projetos aprovados pelo Empreender Competitivo. Foram eles: Terapias Complementares, Óticas, Arquitetura e Urbanismo e Empretecos, os quatro acompanhados pelo consultor Claiton Leske. O presidente Genesio Pegoraro e o diretor de Núcleos, Thiago Munhois, entendem o Empreender como um símbolo de união, interação e compartilhamento de experiências e resultados. Atualmente, a Acic conta com 35 núcleos e câmaras técnicas em atividade.

Legenda: Talk com Marinês Korillo, Fabiane Genero, Marina Giusti e Luiz Chiumento, além de Carlos Rezende e Claiton Leske