Moveleiros e Senai fecham parceria para curso de auxiliar em marcenaria

O Núcleo Setorial Moveleiro da Acic fechou parceria com a unidade local do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a reestruturação de uma escola de auxiliar de marcenaria em Cascavel. O acordo prevê a elaboração de uma nova grade para que, ao frequentar o treinamento, esses profissionais consigam atender realmente ao que pedem e precisam as empresas do segmento.

Na parceria, o Núcleo Moveleiro sugeriu como pontos fundamentais a serem tratados pelo curso os seguintes: 1) Conhecimento de matéria-prima (geral), EPIs (20 horas); 2) Laminação e acabamento de peças (30 horas); 3) Medição, leitura de projeto, conhecimento de ferramentas e maquinas (30 horas); 4) Montagem de caixotes, instalação de ferragens e instalação de móveis (60 horas), 5) Relações humanas no trabalho (20 horas)

O curso terá duração total de 160 horas, no período noturno. Ficou acordado que, além de sugestões à nova grade, as empresas do Núcleo vão indicar funcionários novatos para também frequentar o curso. Além do período de experiência na empresa, eles terão de participar do treinamento. Com isso, a expectativa é que a qualidade técnica dessa mão de obra melhore muito. Outra intenção, devido à parceria, é fazer com que colaboradores das empresas do Núcleo Moveleiro não tenham custos ao integrar seus funcionários no treinamento. Outros também poderão participar, com valor diferenciado definido pelo Senai.

A intenção dos parceiros é iniciar nova turma já no próximo dia 8 de novembro – se não der, terá início uma semana depois dessa data inicial. Os Moveleiros dizem que também estão à disposição para buscar ajuda caso exista necessidade de materiais ou de algo específico em relação ao conteúdo. O próximo encontro do grupo acontecerá no local que abrigará o curso realizado em parceria com o Senai.

Legenda: Integrantes do Núcleo Moveleiro, o mais antigo da Acic, criado em 1988