Terapeutas aprimoram comunicação e liderança

A liderança e a comunicação são duas das habilidades mais valorizadas em uma atmosfera de tantas novidades e mudanças como a de agora no mundo. Atentos a isso, integrantes do Núcleo Setorial de Terapias Complementares da Acic desenvolveram projeto, aprovado pelo Empreender Competitivo, para trabalhar e desenvolver esses conceitos no grupo. A capacitação, dirigida por Marta Schumacher, foi realizada nesta semana e os resultados são considerados muito bons.

Um dos aspectos trabalhados com mais ênfase no treinamento foi compreender como a liderança contribui para uma comunicação mais assertiva e objetiva nas relações. O encontro debateu também sobre autoconhecimento, compreensão da personalidade, análise da comunicação, padrões de comportamento e emocionais e crenças que podem estabelecer relação de confiança e resultados. “Os participantes estão muito animados com as possibilidades que esses novos conhecimentos abrem”, comenta o diretor de Núcleos, Thiago Munhois.

Os inscritos tiveram contato com informações sobre análise estrutural e funcional, definição de estados do ego, reconhecimento e diagnóstico dos estados do ego e contaminação e exclusão/simbiose. E ainda: comunicação como base da liderança (regras de comunicação, níveis de desqualificação e razões de desqualificação, estruturação do tempo social e fome de estruturação e seis formas de estruturar o tempo. E também análises dos jogos psicológicos para liderança efetiva (definições, vantagens do jogo, exemplos e graus) e análise de disfarces e script x liderança de resultado.

O Empreender Competitivo é um programa nacional da CACB, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, realizado em parceria com o Sebrae e, no Paraná, com a participação da Faciap.

Legenda: A capacitação foi realizada nesta semana, na Acic