Entidades se reúnem com Roman, na Acic, e defendem reitoria para o IFPR

Representantes de entidades e órgãos públicos de Cascavel e região (Caciopar e POD, entre eles) participaram de reunião na tarde desta segunda-feira, na Acic, para tratar de uma reivindicação de mais de dez anos. Eles estiveram reunidos com o deputado federal Evandro Roman e com o diretor do campus de Cascavel do Instituto Federal do Paraná, Luiz Carlos Eckstein, para reforçar a defesa de instalação de uma reitoria do IFPR em área que contempla as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

A questão volta a ser debatida em razão de a unidade centralizadora, em Curitiba, estar sobrecarregada. Cabe a ela atender todo o Estado e em função de suas limitações há perdas à qualidade do ensino nessas unidades, segundo o parlamentar. Do encontro saíram encaminhamentos importantes que unem essas regiões em torno da busca de uma solução comum e que fará muito bem aos campus do IFPR, diz o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Genesio Pegoraro.

O principal encaminhamento, além de audiência com o prefeito Leonaldo Paranhos e pedido de apoio ao Legislativo, foi a elaboração de cartas que serão entregues pessoalmente, em Brasília, nesta terça-feira pelo deputado Roman. Elas são destinadas ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao presidente Jair Bolsonaro. Trazem informações gerais dessa região, formada por cerca de 120 municípios e população estimada em 2,5 milhões de habitantes. E cita Cascavel como exemplo por ter aeroporto moderno atendido com jatos, além de 40 hotéis com quatro mil leitos, bem como Centro de Convenções e teatros. A reitoria atenderá cinco campus, três campus avançados e um centro de referência.

Legenda: O encontro foi realizado na tarde desta segunda, na Acic, em Cascavel