Notícias


Imagem Notícia

ProgeTI quer ajudar a formar cinco mil programadores

Um programa recentemente lançado pela administração pública de Cascavel, que tem como desafio formar cinco mil programadores em cinco anos, foi apresentado na manhã desta quarta-feira durante a reunião de diretoria da Acic. Quem falou sobre o tema foi o vice-presidente para Assuntos de Inovação, Siro Canabarro.

Em razão do avanço das novas tecnologias e das mudanças que elas trazem, profissionais da área são cada vez mais disputados e valorizados, principalmente desenvolvedores. De olho nisso, a prefeitura e parceiros decidiram lançar o ProgeTI, uma ação que oferta vagas para a formação a partir das escolas. “Ela está no início, com duas turmas-piloto, mas as coisas vão bem”, segundo Siro. Inscrições para participar estão abertas no www.progeticascavel.com.br .

O projeto vai ser desenvolvido em fases e a programação ocorrerá na terceira. A lógica (algoritmos) é um dos limitadores no processo de formação mas, mesmo assim, o menor contato com a matéria já contribui para avanços importantes nas mais diferentes carreiras profissionais, conforme Siro Canabarro. O ProgeTI já coloca Cascavel em evidência. Uma comitiva do governo federal deverá vir à cidade em breve para conhecer a iniciativa e, a partir dela, criar um modelo para todo o Brasil.

Iguassu Valley

Siro comentou também sobre a reaproximação do Iguassu Valley da metodologia do Programa Empreender, da Acic. O núcleo surgiu na entidade em 1999 e, aos poucos, evoluiu e mudou, criando uma rede regional que hoje conta com oito grupos de trabalho. Com o retorno, vai-se criar, em Cascavel, um Núcleo de Empreendedores. Eles miram, inclusive, recursos a fundo perdido da CACB para desenvolver novos projetos na área da inovação.

Legenda: Siro Canabarro é vice-presidente da Acic para Assuntos de Inovação

Crédito: Assessoria

Voltar