Startup da AcicLabs aproxima a robótica do universo escolar

Oito mil alunos de escolas da rede municipal de ensino de Cascavel participam de projeto que os aproximam de temas ligados à robótica e inovação. A Edubot Sistema de Ensino, startup residente na AcicLabs, desenvolveu um programa educacional que facilita o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos cada vez mais presentes e valorizados no cotidiano de pessoas e empresas.

O cofundador da Edubot, Jocemar do Nascimento, participou da reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, para falar da empresa. Pedagogo, Jocemar percebeu a oportunidade de criar um método que pudesse levar o ensino de robótica às escolas. O projeto-piloto foi desenvolvido na Escola Municipal Aloys João Mann e hoje ele já é realidade em outras 19. Há intenção de oferecer a novidade nas mais de 60 unidades da rede municipal de ensino.

A solução desenvolvida pela Edubot resolveu um problema que inibia a expansão da ideia. “Precisamos de pessoas com informações e suporte para levar o conteúdo aos alunos”, explicou Jocemar, que então passou a elaborar livros e apostilas de apoio para professores e alunos. “Temos todo material didático para que a escola coloque o projeto de robótica em atividade, com todas as aulas preparadas e com orientações de como o professor deve apresentar as informações”.

As 20 escolas que já contam com o projeto têm laboratórios de robótica dotados de equipamentos que permitem a aplicação prática do conteúdo – inclusive impressoras 3D. Em dois anos, 42 livros foram produzidos e oito mil volumes distribuídos a professores e a alunos com idades de 6 a 14 anos do ensino fundamental 1 e 2. Os resultados têm sido tão bons que a Edubot tem convites de escolas privadas para a implantação do projeto. Na região, outros municípios vencem etapas técnicas para adotar projeto similar ao da rede pública de Cascavel.

O executivo da AcicLabs, Sergio Altavini, disse aos diretores da associação comercial que a solução encontrada pela Edubot traz bons resultados no conhecimento geral dos alunos. Informática, robótica, eletrônica, entre outras, facilitam o despertar de habilidades que melhoram o desempenho dos estudantes em várias áreas. “Essa é uma iniciativa que merece ser parabenizada”, destacou o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

Legenda: Jocemar ao lado do presidente Genesio e do diretor Eder Quareli