Acic faz homenagem ao ex-presidente Dercio Galafassi

A Acic fez na manhã desta quarta-feira, durante a sua reunião de diretoria, homenagem ao ex-presidente Dercio Galafassi. Filho de pioneiros, Dercio foi vereador e sempre teve forte participação em instituições com foco empresarial e comunitário. Ele presidiu a Associação Comercial e Industrial de Cascavel no período de 1994 a 1996.

O atual presidente da entidade, Genesio Pegoraro, disse que a homenagem reconhecia a importância e as contribuições da trajetória empresarial de um dos grandes líderes locais. “Dercio é um exemplo de integridade e de empreendedorismo. Uma inspiração a todos nós”, afirmou Genesio. Ex-presidentes que prestigiaram a cerimônia também destacaram o papel e a postura de Dercio como cidadão, pai de família e líder político e empresarial.

Dercio fez uma breve recuperação da história de Cascavel, de sua participação como vereador e presidente da Câmara de Vereadores e como diretor e presidente da associação comercial. “Se soubéssemos que Cascavel teria se transformado de maneira tão incrível, tenho certeza que todos nós, que vivemos períodos importantes dessa construção, teríamos preservado mais momentos dessa história tão rica e frutífera”, afirmou ele.

Filho dos pioneiros Florêncio e Emília, Dercio entregou ao presidente Genesio livro que conta a trajetória dos Galafassi. Em seguida, a diretora Claudia Urio leu a mensagem de placa especialmente elaborada em gratidão a Dercio. A placa foi entregue pelos ex-presidentes que estiveram na reunião. “É uma grande alegria poder participar de um momento tão importante para uma entidade que há mais de 60 anos atua em favor da iniciativa privada e do município de Cascavel. Dercio é um modelo aos empresários”, afirmou o ex-presidente Valdinei Bobato.

Biografia

O empresário Dercio Galafassi nasceu em 23 de julho de 1935, em São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul. A família Galafassi seguiu em direção à região Oeste do Paraná no fim da década de 1940. Florêncio e Emília Galafassi foram pioneiros na comunidade que seria conhecida como Cascavel. O filho Dercio se casou com Darlene, com quem teve quatro filhos: Daniel, Rita, Edmilson e Marta Cristiane.

De forte veia e presença comunitária, Dercio foi fundador do Rotary Clube e de 1977 a 1988 ocupou uma das cadeiras da Câmara de Vereadores. Dercio chegou à presidência do Legislativo de Cascavel. Ele também ocupou a titularidade das Secretarias Municipais da Indústria e Comércio e da Administração.

A Serralheria Paraná, uma das mais antigas empresas do segmento local, é um dos empreendimentos da família Galafassi. Ela é também uma das mais antigas filiadas à Acic, com registro de filiação datando de 1963.

Empresário atuante e de visão apurada, Dercio Galafassi viria a presidir a Acic no período de 1994 a 1996. À frente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Dercio e sua diretoria realizaram como principais ações as que seguem:

- Apoiou o então Governador Mário Pereira a ampliar e a consolidar a Unioeste. Também trabalhou para a implantação dos cursos de Medicina, Odontologia, Engenharia e Informática, e ainda para a transformação do Hospital Regional em Universitário.

-  Ajudou na descentralização e informatização da Junta Comercial do Paraná e então foi inaugurado o escritório da Junta na Acic.

- Reivindicou a continuação das obras da Ferroeste, no trecho Guarapuava-Cascavel; além da conclusão da Ponte de Guaíra e lutou também pela duplicação da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

- Encabeçou movimento para a criação do Conselho Comunitário de Segurança.

- Apoiou a Fundetec na construção do Parque Tecnológico Agroindustrial e também o projeto para o Centro de Convenções e Eventos.

- Lançou campanha dos mil associados da Acic – quando Dercio assumiu a presidência eram cerca de 900 as empresas filiadas

- Firmou parceria com a Serasa.

- Fez aquisição do terreno do atual prédio da Acic – Edifício Rui Barbosa.

Atualmente, Dercio Galafassi integra o Conselho Superior da Acic, que é formado por líderes empresariais que, em algum momento de suas carreiras, estiveram no comando da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Legenda: Ex-presidentes e o atual, Genesio Pegoraro, entregam placa a Dercio Galafassi