Trigo é uma grande oportunidade para a região, afirma Dilvo Grolli

O momento é especial e o futuro é dos mais promissores para a cultura do trigo, principalmente na região Oeste e no Paraná. Quem afirma é o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que participou na noite da última quinta-feira da reunião empresarial da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Dilvo falou do 2º Show Rural Coopavel de Inverno, que será realizado de quarta a sexta-feira, 1 a 3 de setembro, e ressaltou que o trigo será a sensação do evento.

A abertura oficial será às 11h de quarta com a presença de autoridades, entre elas o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e com o lançamento oficial de dois programas de incentivo ao cultivo de trigo e de outras culturas de inverno e segunda safra. A visitação ao parque, nos três dias, terá início às 8h. Medidas sanitárias serão observadas desde a chegada a fim de garantir a segurança dos visitantes. Cooperados que vão ao evento devem informar a filial da Coopavel mais próxima e outros interessados em participar devem agendar pelo (45) 3225-6885.

Oportunidade

O Paraná é o maior produtor de trigo do Brasil. Responde por 52% das sete milhões de toneladas da safra atual. Mesmo assim, o País precisa importar seis milhões de toneladas. Com o avanço das tecnologias, o grão passou a ser uma boa oportunidade de rentabilidade. “Temos variedades que alcançam seis mil quilos por hectare. Na Argentina, que é referência na cultura, a média é de três mil quilos”, afirmou Dilvo.

A cooperativa vai lançar, durante o Show Rural de Inverno, o Coopavel Mais Trigo, que pretende dobrar em seis anos a produção do grão na sua área de abrangência. Atualmente, ela recebe 3,5 milhões de sacas por safra e em seis anos quer recepcionar mais de sete milhões. Um conjunto de medidas, para 2022, será adotado pela cooperativa para estimular a cultura, como financiar o produtor a custo zero, seguro agrícola e campanha especial de insumos.

Legenda: O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, participou da reunião empresarial da Acic na noite da última quinta