SRC ajuda empresários a receber atrasados

Autor: Jean Paterno

O SRC, Serviço de Recuperação ao Crédito, ajuda empresários como Ronaldo Luiz de Souza, dono de uma loja de confecções na periferia de Cascavel, a reaver débitos antigos. Criado pela ACP, Associação Comercial do Paraná, o SRC possibilita que a entidade empresarial parceria negocie dívidas em nome da empresa associada. Ronaldo já recebeu quatro, em duas delas a inadimplência era de mais de um ano.

Ronaldo e a esposa são sócios há dois anos e meio e procuram sempre que podem consultar o SCPC. “Os níveis de inadimplência fugiriam ao controle caso essa ferramenta não existisse”, afirma. A partir do SRC é possível racionalizar serviços administrativos e diminuir custos para as empresas. O empresário, além de recuperar o débito, permite ao cliente inadimplente condições facilitadas para quitar a dívida. Esse instrumento possibilita a inclusão e suspensão do registro no SRC automaticamente.

O Serviço de Recuperação ao Crédito permite parcelar o débito em até três vezes e no pagamento da primeira o nome do então devedor é retirado do banco de dados. “Essa é uma grande vantagem ao empresário, porque ele se sente mais seguro em relação aos procedimentos”, conforme Ronaldo. Antes, cabia ao empresário fazer o procedimento. Para o boleto a ser enviado ao cliente, o associado (credor) pode optar por pagamento à vista ou parcelado em três vezes. A partir da liberação da senha, todas as inclusões de inadimplentes relativas ao associado, serão processadas e enviadas como cartas-boleto, segundo a coordenadora do SCPC da Acic, Maria Júlia de Castro Leal.