Cooperativa apresenta projeto de energias renováveis à Acic

O presidente Lucio Ricken e a diretora de Negócios Yonara Medeiros participaram da reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, para falar sobre a Paraná Energia. A cooperativa de gestão e distribuição de energias de fontes renováveis está em atividade há dois anos e contribui para, além de disseminar fontes alternativas de um insumo básico à vida moderna, para facilitar o acesso a esse recurso a empresas e a consumidores residenciais.

Grandes instituições já se aliaram ao projeto, que nasceu em 2019, como Fiep, Faep, Caciopar e Secovi, entre outros. “Nosso foco é a sustentabilidade, a qualidade de vida e o acesso fácil às energias renováveis, reduzindo custos e melhorando a competitividade das empresas”, disse Yonara. Atualmente, 25 sistemas de terceiros geram energia que é contratada por concessão pela cooperativa. Cabe à Paraná Energia fazer a distribuição e a gestão da energia, que é lançada na rede da Copel e devolvida em créditos.

Para participar da cooperativa, basta entrar com capital social a partir de R$ 200, sem necessidade de nenhum investimento estrutural. O desconto médio na fatura chega a 12%. A Paraná Energia atende consumidores do Grupo B (baixa tensão) e com volume mínimo de consumo de 400 kWh/mês. Atualmente, a cooperativa tem sob sua gestão 350 mil quilowatts/mês, mas a meta é chegar a um milhão, o que vai melhorar a performance e os benefícios a todos os atores a ela integrados.

O presidente da Paraná Energia, Lucio Ricken, falou das matrizes energéticas renováveis e de sua relevância para o presente e ao futuro da economia regional, estadual e brasileiro. “É um projeto sustentável para avanços sociais e econômicos”, afirmou, citando a pujança do agronegócio no Oeste. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destacou o alcance do tema e os benefícios que a cooperativa pode trazer principalmente às empresas de menor porte, que são 98% do atual quadro social da entidade. A Acic tem 3,8 mil filiados.

Legenda: Yonara, Lucio Ricken e o presidente da Acic, Genesio Pegoraro