Escritório de Compras Públicas chega a quatro anos de atividades

A partir de agosto de 2017, desconto em aquisições da prefeitura saltou de 10% para 32%, representando economia anual de até R$ 80 milhões

O Escritório de Compras Públicas de Cascavel comemora neste sábado, 31, quatro anos de atividades. Resultado de parceria do poder público e entidades locais ele se transformou em um instrumento que facilita a compreensão dos empresários e a participação de empresas em licitações públicas. A implantação do Escritório, que funciona na Acic, faz parte de inúmeras mudanças promovidas ao longo dos últimos anos e que modernizaram e tornaram as licitações de órgãos públicos mais transparentes.

As compras públicas em Cascavel chegam à casa de R$ 1 bilhão por ano, considerando todas as aquisições feitas por estruturas municipais, estaduais e federais que atuam no município. Muito desse dinheiro tinha por destino outras regiões e com as orientações repassadas pelo Escritório de Compras, mais empresas locais, melhor preparadas, participam e vencem certames, injetando soma maior de recursos na economia local.

“O Escritório é um dos importantes programas que colocamos para funcionar”, informa o prefeito Leonaldo Paranhos. Nos últimos dez anos, até 2017, o desconto médio das compras feitas pelo município era de 10,22%, lembra o gestor. “Depois do Escritório, elevamos o desconto para 32%, o que significa que economizamos 22% de todas as aquisições. É uma economia que chega a até R$ 80 milhões por ano, o que ajudou a consolidar investimentos em unidades de saúde, escolas, trânsito e muitas outras obras”, destaca Paranhos.

"O Escritório de Compras se tornou uma ferramenta fundamental aos empresários da cidade, ao mesmo tempo que atingiu maior alcance para as compras governamentais. Consolidou-se uma união entre o público e o privado em benefício do cidadão cascavelense", ressalta o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

O consultor do Sebrae, Adir Mattioni, aponta que o Escritório aproxima os órgãos compradores públicos dos fornecedores. “Tem papel importante nessa tarefa, porque comunica da necessidade de compras do poder público e, por outro lado, qualifica o empresário para participar e aproveitar esse mercado, que está aí para ser disputado. Muitos não participavam e não participam por não saber como, mas o Escritório é a resposta que esses empresários precisam”. Adir teve papel importante na estruturação do projeto.

O que é?

A analista de atendimento Ana Paula Casarotto diz que o Escritório é um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação de empresas da cidade nas licitações governamentais. “Nossa missão é contribuir para facilitar a integração entre as instituições públicas que demandam de produtos e serviços para as suas atividades e os empresários que podem ser fornecedores”.

O Escritório capta e divulga editais, assessora o empresário a como participar e a fazer cadastro na plataforma em que será realizado o certame, oferta treinamentos e realiza consultorias gratuitas. “Com as licitações eletrônicas, mudanças ocorreram e os treinamentos oferecidos detalham sobre como se integrar à novidade”, diz Ana Paula.

Números

No período de agosto de 2017 a julho de 2021, o Escritório fez o envio de 1.454 editais. O total de empresários comunicados, dos mais diferentes setores produtivos, é 42.720. As consultorias desenvolvidas chegaram a 44 horas e foram dez os cursos ao fornecedor. O total de atendimentos chegou a 690.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destaca que, ao mesmo tempo em que defende e representa os interesses empresariais, a entidade mantém um amplo portfólio de soluções às empresas. O Escritório é estratégico nesse contexto por trazer benefícios a toda a comunidade, afirma ele. Os parceiros do Escritório de Compras Públicas de Cascavel são Acic, Prefeitura, Núcleo Regional de Educação, Unioeste, Cisop, 10ª Regional de Saúde e Comitê Gestor Municipal da Lei Geral.

Legenda: O Escritório funciona na Acic, na rua Pernambuco, 1800, e atende em horário comercial, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é o 3321-1444