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Prefeitura e entidades se unem em campanha para fortalecer o crédito

Pandemia trouxe reflexos na renda de milhares de famílias que acabaram negativadas, mas agora têm a oportunidade de recuperar o crédito

Com o olhar voltado às famílias que perderam renda durante a pandemia, tiveram problemas financeiros e consequentemente acabaram negativadas em sistemas de proteção de crédito, o Município de Cascavel decidiu convidar as entidades classistas ligadas ao comércio para uma campanha de recuperação de crédito dos clientes que se encontram endividados. 

Com indicadores que mostram Cascavel na vanguarda da retomada econômica entre as principais cidades do Brasil, o prefeito Leonaldo Paranhos avalia que o momento é de estimular o consumo. “Os números indicam que estamos preparados não para uma retomada apenas, mas uma explosão econômica que irá nos fortalecer ainda mais. Somos a cidade do interior que mais gerou emprego no primeiro semestre e, nesta semana, recebemos a notícia de que Cascavel foi destacada pelo Ministério da Economia pela desburocratização que facilita a abertura de empresas que. O momento é de nos fortalecer ainda mais, estimulando  consumo consciente”, destaca o prefeito.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), a campanha envolve a Acic, Amic e Sindilojas. As ações da campanha “Meu Nome Limpo” acontecerão nos dias 28, 29 e 30 de julho e de 4 a 6 de agosto, quando as pessoas poderão fazer consultas gratuitas ao SPC, Serasa e SCPC. Na segunda semana da campanha, o horário de atendimento será estendido, das 8h até as 20h. Na primeira semana o atendimento será das 8h às 18h.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, explica que as empresas que aderirem à campanha irão oferecer um desconto de, no mínimo, 50% sobre o valor dos juros, além do reparcelamento da dívida. O desconto poderá ser maior, conforme a política de crédito da empresa. 

“Nós estaremos concentrados em dois pontos de atendimento, um deles será no nosso teatro municipal, região central e estratégica para que a gente tenha o suporte para atender a demanda. O outro local será na Amic”, explica Hivonete.

A presidente da Amic, Regina Xavier, destaca que a campanha irá fortalecer a economia com mais pessoas voltando a consumir.“A pessoa que tem o nome ativado novamente, positivamente, ela acaba voltando a consumir e é isso o que nós precisamos nesse momento, que ele volte a consumir para movimentar melhor a nossa economia”, avalia. 

O vice-presidente para assuntos do comércio da Acic, Fábio Bigolin, diz que a expectativa é boa e haja uma grande adesão. “É uma parceria para fomentar a volta do comércio”, destaca. 

Leopoldo Furlan, presidente do Sindilojas, destaca a importância de aproveitar o momento e as condições para limpar o nome. “A pessoa que tem o nome limpo vai poder agora, no fim do ano, ter acesso ao crédito. Ela terá um bom score e, conforme a evolução do score, vai ter um juro subsidiado”, afirma. 

Além de renegociar a dívida, os consumidores terão oficinas rápidas, dinâmicas sobre consumo consciente e a importância de manter o nome limpo. 

Números

De acordo com dados do SPC, Cascavel possui 58.222 registros de pessoas negativadas. Juntas, elas têm dívida de R$ 67,9 milhões.

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