Acic tem 2 e Oeste seis concorrentes no Empreender Competitivo

O Oeste do Paraná tem seis dos dez concorrentes à final da edição de 2021 do prêmio Empreender Competitivo, concurso nacional realizado em parceria pela CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e Sebrae. O anúncio dos finalistas deverá ser feito até 7 de julho e no dia 27 próximo será realizada a cerimônia online de confirmação dos vencedores. “Estamos otimistas. Nossa região é uma referência no projeto”, diz o presidente da Caciopar, Flavio Gotardo Furlan.

Os seis núcleos do Oeste que concorrem entre os inscritos são: núcleos de Gastronomia e de Imobiliárias, de Marechal Cândido Rondon; núcleos de Imobiliárias e de Materiais da Construção Civil, de Toledo, e Núcleos de Terapias Complementares e de Arquitetura e Urbanismo, de Cascavel. Os outros quatro do Paraná que também buscam estar entre os finalistas são: Núcleo de Arquitetura, de Londrina, Núcleo dos Jovens Empresários, de Francisco Beltrão, Núcleo da Mulher Empresária, de Irati, e Núcleo de Reparadores Automotivos, de Maringá.
A finalidade do Prêmio Empreender Competitivo é reconhecer iniciativas, avaliar e premiar as melhores práticas de desempenho e resultados no campo do associativismo, informa a consultora da Faciap, Iraci Mataczinski. O concurso em andamento foi aberto a núcleos que participaram do edital dos anos de 2017 a 2021. A etapa de apresentação das propostas aconteceu no período de 14 a 25 de junho. Agora, os trabalhos passam pela banca examinadora. A apresentação dos vencedores será no fim de julho, por meio de plataforma online.

Premiação
A premiação entregue nesta edição do Empreender Competitivo será a seguinte: placa e troféu do 1º ao 3º lugares à entidade proponente e à Ace da qual o núcleo é vinculado. Os três melhores consultores receberão: 1º notebook e 2º e 3º lugares um smartphone cada. Já os três melhores núcleos receberão valores em dinheiro: o vencedor ficará com R$ 15 mil, o segundo colocado com R$ 10 mil e o terceiro, com R$ 7 mil. A melhor entidade proponente ganhará ainda um notebook.
O Programa Empreender existe no Brasil há mais de 20 anos. O Paraná foi um dos primeiros estados a aderir a uma metodologia que se inspirou em práticas de parceria bem-sucedidas na Europa, principalmente na Alemanha. A Acic, de Cascavel, com o Núcleo Moveleiro, foi a primeira no Estado a se integrar ao Programa, em 1998. O Paraná é um dos entes da Federação nos quais o método de transformar empresários de um mesmo ramo em parceiros está mais disseminada e desenvolvida.