Notícias


Imagem Notícia

Acic amplia laços com entidades referências em associativismo

Londrina e Maringá têm duas das associações comerciais mais atuantes do Sistema Faciap, federação que representa 294 Aces paranaenses. O novo presidente da Acic, Genesio Pegoraro, ao lado dos diretores de Inovação, Siro Canabarro, e de Desenvolvimento Organizacional, Carlos Guedes, e da coordenadora de Marketing e Soluções, Andrea Marcon, dedicou parte desta semana para conhecer o que faz da Acil e da Acim modelos em associativismo empresarial.

“Tivemos recepções calorosas nas duas cidades e acesso a informações que mostram as razões que fazem das associações de Maringá e Londrina referências de organização e resultados”, segundo Genesio. “Somos muito gratos aos diretores, executivos e colaboradores e, além de novas inspirações, percebemos com mais clareza a força e a importância do movimento empresarial para o desenvolvimento social e econômico do município”.

 

Acil

Em Londrina, o grupo foi recebido pela presidente Marcia Manfrin e diretores. Guedes diz que o processo de reestruturação da entidade, focado em gestão e métricas consistentes, é moderno e interessante. O diretor dá destaque ao Lidere, programa de palestras que, em função da pandemia, migrou do presencial para o virtual.

“Aqui em Cascavel, costumamos trazer grandes nomes do cenário nacional, como ícones do judiciário, comunicação, administração e personalidades da política, economia e esportes. O foco do Lidere são cases com diretores e executivos de grandes empresas. Esse aprendizado abre oportunidades caso a Acic decida realizar algo parecido em 2021”, segundo Guedes. A Acil foi fundada em 1937 e tem dois mil associados.

Acim

Diretores e executivos da Acim deram inúmeras informações aos visitantes. “Há semelhanças com Cascavel, como o programa Empreender e o Conselho de Desenvolvimento”, cita Guedes. Siro Canabarro, por sua vez, cita o projeto de inovação de Maringá, que é parecido com a Acic Labs, aceleradora e hub de inovação criada há três anos. “É interessante que, ao mesmo tempo em que somos influenciados, também influenciamos”, observa Siro.

A Acim tem cinco mil associados e foi fundada em 1953. A experiência da entidade levou à composição de uma diretoria com 16 vices, e cada função é ocupada por especialista. “Com isso, a representação aumenta, gerando mais assertividade nas decisões”, diz Siro. Com atualizações em seu estatuto e adoção de novas ferramentas de gestão, caso queira a Acic também pode, gradualmente, implantar esse modelo. “Foram dois dias intensos e estou muito feliz com o resultado”, afirma Genesio Pegoraro.

Legenda: Visitas estimulam trocas de informações, experiências e conhecimentos

Crédito: Assessoria

Voltar