Arquitetos fazem imersão sobre gestão

O doutorando em Arquitetura e Urbanismo Ricardo Reis Meira compartilhou informações e conhecimentos em recente treinamento destinado a integrantes do Núcleo de Arquitetura da Acic, realizado com recursos do Empreender Competitivo - parceria com Sebrae, Faciap e CACB. Ricardo trabalhou conteúdos pertinentes que, corretamente aplicados, poderão conduzir as empresas dos participantes a um novo estágio em seu processo de desenvolvimento e consolidação.

Os nucleados receberam informações sobre planejamento (análise do mercado de arquitetura e urbanismo, planejamento estratégico, posicionamento e montagem do Business Model Canvas), promoção (noções de marketing para arquitetura e design, comportamento do consumidor, elaboração de propostas, técnicas de negociação e venda de serviços), processos (gerenciamento de projetos, métodos ágeis de gestão de projetos, processos e softwares de gestão para arquitetura) e preço (noções de finanças, planejamento e métricas financeiras, sistema inteligente de precificação de serviços de arquitetura.

Um dos participantes, Ismael Junior, fala de suas impressões sobre a capacitação: “Tivemos a oportunidade, enquanto núcleo, de nos aprofundarmos em uma imersão sobre a gestão das nossas empresas com a colaboração de um profissional que vivencia os mesmos dilemas que nós dentro da realidade de um escritório de arquitetura”. Essa experiência, segundo Ismael, foi potencializada em um momento de pandemia, expondo a importância de “além de arquitetos sermos empreendedores e gestores eficazes. Pessoalmente, tive a oportunidade de vivenciar em família a realidade de empreender e as dificuldades encontradas em como estruturar processos e na totalidade que engloba a gestão de uma empresa”.

A forma como Ricardo aborda a gestão do escritório, segue Ismael, é personalizada aos dilemas encontrados pelos arquitetos. “Por meio de quatros tópicos principais foram abordadas diferentes etapas da gestão de um escritório. Enquanto empresário e arquiteto, a imersão com Ricardo Meira me proporcionou uma visão macro sobre meu escritório, método mutável e ajustado à realidade de cada escritório, mas permitindo ter assertividade nas escolhas e decisões. A possibilidade de trocarmos experiências com outros colegas enriqueceu o treinamento e trouxe insights sobre qual a melhor maneira de aplicar os conhecimentos adquiridos”, ressalta Ismael.

Agregar valor

O consultor do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acic, Claiton Leske, afirma que a sobrevivência dos negócios depende da capacidade de agregar valor. “Os negócios precisam acompanhar as constantes alterações no seu ambiente, identificando as ameaças existentes, sem deixar de buscar novas oportunidades de crescimento e manter os diferenciais competitivos”. Conforme ele, os processos de uma gestão visam a organização da rotina, definição de objetivos e metas, planejamento e execução das estratégias, redução de custos, prestação de contas em relação às metas traçadas e desenvolvimento de lideranças.

Muitas empresas não têm dado a devida atenção aos princípios da gestão, pontua Claiton, e com isso têm sofrido as consequências e muitas vezes não conseguem reverter os resultados negativos. “Isso acontece porque muitos empresários são excelentes técnicos, entendem muito bem dos seus produtos e serviços, porém falta o conhecimento gerencial para gerir o seu negócio e gerenciar pessoas”, destaca o consultor.

Legenda: Grupo que participou de treinamento realizado com recursos do Empreender Competitivo