Acic Labs vai participar de projeto de inovação aberta

A Acic Labs vai se transformar em um hub de inovação aberta para Cascavel e seu entorno. A informação é do vice-presidente para Assuntos de Inovação, Siro Canabarro, e foi dada na manhã desta quarta-feira durante reunião de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O projeto é uma parceria da aceleradora com o Sebrae e apoio da Fundetec, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel.

Siro explicou o que são empresas de inovação aberta para então dar mais detalhes dos próximos passos da parceria: “Grandes empresas costumam, em função das mudanças e exigências do mercado, a enfrentar os mais diferentes problemas. Em vez de utilizar as suas próprias forças para encontrar as soluções elas então buscam a resposta fora, geralmente comprando alternativas desenvolvidas por outras empresas”. Isso ajuda a explicar porque empresas maiores muitas vezes optam pela aquisição de startups, justamente por que essas encontram soluções que as grandes precisavam para seguir ativas e mantendo a sua posição de destaque no mercado.

O Sebrae é parceiro porque ao desenvolver e fornecer a metodologia que será empregada no projeto, estará criando um novo espaço para empresas menores. Uma das próximas etapas será dialogar e definir parceria com algumas grandes em seus segmentos que então participarão e contribuirão para iniciar um ciclo que tem tudo para ser dos mais virtuosos, segundo Siro Canabarro. A previsão de início do projeto é para o mês de junho.

A Acic Labs

A aceleradora e hub de inovação da Acic foi criada há quatro anos com a missão de aproximar empresários, dos mais diferentes portes e ramos, do mundo das novas tecnologias e do que eles trazem de novo ao mercado. Em um ambiente especialmente preparado são realizados encontros, debates, trocas de ideias e até o início de negócios e parcerias de sucesso, tudo com foco na inovação. A Acic Labs é uma das forças do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná, um dos mais dinâmicos e pulsantes do Estado.

Legenda: O executivo da Acic Labs, Sergio Altavini, e Siro Canabarro