Acic Labs é janela para um novo mundo de oportunidades

Olhar em direção ao futuro e tentar decifrar o que ele reserva é uma das mais antigas características da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Atenta aos movimentos da inovação e da tecnologia, a entidade criou há mais de quatro anos um dos primeiros ambientes do Paraná destinados ao pensamento disruptivo. Na manhã desta quarta-feira, os cofundadores Siro Canabarro e Carlos Guedes, acompanhados do executivo Sergio Altavini, apresentaram à diretoria da associação um detalhado relatório das atividades desempenhadas pela Acic Labs em 2020. Os mantenedores são a associação comercial e o Sicoob Credicapital.

Mesmo em um ano particularmente atípico em função das restrições e mudanças de hábitos provocadas pela pandemia do coronavírus, o Acic Labs apresentou resultados surpreendentes. “Tivemos de nos reinventar e empregar pesadamente as novas tecnologias da comunicação no cotidiano da aceleradora”, informa Siro. As atividades desenvolvidas somaram mais de 350 horas de conteúdo com alcance direto em três mil pessoas. Foram dezenas de lives especializadas, reuniões do Radar de Inovação, Demoday, Open Innovation e Iguassu Valley.

Profissionais dos mais variados segmentos compõem o quadro de mentores voluntários e, mesmo com as restrições, inúmeras visitas e contatos foram realizados durante o ano, incluindo aproximação com outros ecossistemas. O Radar de Inovação, programa inédito de incentivo a startups, é uma parceria com a Fundetec e alcançou números expressivos, conforme Carlos Guedes. Foram 57 inscritos, 30 receberam mentoria, 10 foram classificados e 6 empresas acabaram graduadas. A versão de 2021 promete ser ainda maior e mais abrangente.

Algumas das startups com relação direta com o Acic Labs alcançam projeção e viram cases de sucesso. “São empresas que já recebem aportes milionários, novos parceiros e alcançam várias regiões do Brasil. Isso demonstra o potencial que Cascavel e o Oeste têm na área da inovação”, segundo Siro Canabarro. “O Acic Labs é um ambiente aberto a todos os empresários atentos às mudanças que alcançam o dia a dia dos mais diferentes negócios. Queremos, com essa estrutura, aproximar as empresas de um novo cenário, fascinante e de grandes oportunidades”, diz o presidente da associação comercial, Michel Lopes.

Legenda: O hub de inovação da Acic funciona no prédio Rui Barbosa, a casa da associação comercial