Notícias


Imagem Notícia

Em primeira audiência da Alep unanimidade é por menor tarifa

Com a presença de 15 deputados e líderes de Cascavel e região, aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Acic, a primeira de dez audiências sobre o novo modelo do pedágio no Paraná. Pelo zoom e TV Alep, na internet, mais de mil pessoas acompanharam o encontro que tratou sobre proposta do governo federal de novo modelo de concessão de rodovias no Estado. Os trabalhos foram coordenados pelo deputado Arílson Chiorato, da Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli fez a apresentação de pontos atual do contrato, falou de suas falhas, fragilidades e dos prejuízos provocados ao Paraná em 24 anos de cobranças. Romanelli citou também aspectos da nova proposta em debate e alertou para pontos considerados preocupantes. Todos os parlamentares presentes puderam expor sua visão geral sobre o tema e todos foram contrários ao modelo de concessão com pedágio com tarifa elevada – outorga onerosa. Muitos associaram o atual modelo a termos como roubalheira, irregularidades e penalização à economia do Estado.

Por Cascavel e região falaram o prefeito Leonaldo Paranhos, o presidente da Câmara Alécio Spínola, o presidente da Acic, Michel Lopes, o presidente da Subseção da OAB, Jurandir Parzianello, e o vice-presidente da Fiep Edson José de Vasconcelos. Eles alertaram para o risco de a região e o Estado seguirem pagando um dos pedágios mais elevados do mundo. Afirmaram que a região não vai se calar, que o momento é de responsabilidade, que se deve priorizar os interesses da comunidade e que um modelo que atenda as reais necessidades dos paranaenses precisa prevalecer.

Neste sábado, a segunda das audiências da Alep vai ser realizada na Acifi, em Foz do Iguaçu, às 9h30. As outras oito audiências acontecerão em cidades de todas as regiões paranaenses.

Legenda: Encontro presencial no Auditório Cascavel, na Acic.

Crédito: Assessoria

Voltar