Mesmo em ano atípico, Acic Labs mostra versatilidade de suas ações

Com apenas três anos de atividades, a aceleradora e hub de inovação da Acic aos poucos se consolida como um dos mais ativos e dinâmicos ambientes de tecnologia e inovação do Paraná. Os co-fundadores da Acic Labs, Carlos Guedes e Siro Canabarro, fizeram na manhã desta quarta-feira a entrega do relatório de atividades de 2020 aos presidentes da associação comercial, Michel Lopes, e do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior, que são as instituições mantenedoras da aceleradora.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia ao longo de 2020, a Acic Labs encontrou meios de seguir trabalhando e envolvendo pessoas nas mais diferentes atividades e discussões, destacou Guido. “Esse tipo de atitude mostra o espírito empreendedor e inovador que habita o ambiente e ficamos muito felizes em participar. Os resultados apresentados são animadores”, apontou o presidente do Sicoob Credicapital.

Entre as principais atividades e números da Acic Labs em 2020 estão os seguintes: realização de 66 lives Café com Inovação, 14 Meetups, 5 encontros com empresários e 1 hackathon. Três mil pessoas foram diretamente impactadas com a apresentação de 350 horas de conteúdos. A Acic Labs acelera 16 startups, conta com 50 mentores voluntários e firmou em 2020 dez novas parcerias com instituições e empresas.

O Iguassu Valley, ecossistema de inovação, promoveu na estrutura do hub da Acic 50 encontros. Ainda foram realizadas 22 reuniões do Open Inovation, 7 da Comissão da OAB de Direito Digital e Inovação e 2 do Retailtech. Siro Canabarro informa que o planejamento estratégico para o ano de 2021 já foi elaborado e ele promete ser tão ou ainda intenso do que foi o do anterior. “Estamos muito otimistas”, de acordo com ele.

Em função de ser a primeira do tipo na região e uma das pioneiras no Paraná, a Acic Labs costuma receber visitas de caravanas e de empresários interessados em conhecer como a estrutura funciona. “E isso possibilita novos contatos valiosos, que podem conduzir a novas parcerias”, observa Carlos Guedes. “Trata-se de um ambiente que respira inovação, caminho indispensável às empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Esse é um espaço que a Acic criou aos empresários, que devem se integrar e participar ativamente do seu dia a dia”, conforme o presidente Michel Lopes.

Legenda: Carlos Guedes, Guido Bresolin Júnior, Michel Lopes e Siro Canabarro