O Empreender como um aliado para alavancar o associativismo

Há 20 anos associações comerciais pelo Brasil têm em sua estrutura a metodologia do Empreender, programa adaptado a partir de um projeto alemão à realidade nacional e que tem uma proposta simples e clara: unir para crescer. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira no Paraná a aderir à ideia. É de Cascavel também o mais antigo núcleo setorial em funcionamento no Estado, o Moveleiro. Para permitir novos avanços ao Programa, a diretoria da Acic encomendou um estudo técnico minucioso, apresentado na manhã desta quarta-feira aos diretores.

A consultora do Sebrae, Yonara Medeiros, conduziu os trabalhos. De acordo com ela, o Empreender deve ser visto e praticado como uma oportunidade para alavancar o associativismo empresarial. Durante meses, e com a colaboração de consultores e conversas com nucleados, ela elaborou um relatório e detectou possibilidades de melhorias. “É fundamental que o Programa reverbere os interesses do ambiente empresarial, e para termos isso ainda mais presente é preciso ampliar o diálogo e a integração”, apontou a consultora aos diretores da associação comercial.

Uma das sugestões para tornar o Empreender da Acic ainda melhor é a elaboração de um planejamento detalhado. O presidente da associação comercial, Michel Lopes, afirma que o Empreender é um mecanismo de oxigenação indispensável às entidades empresariais. “Por isso, estamos dispostos e interessados a colocar em prática tudo o que for possível para que o Programa tenha resultados ainda melhores e mais consistentes”. Atualmente, a Acic conta com 33 núcleos setoriais, multissetoriais, territoriais e temáticos em atividade.

Legenda: Yonara Medeiros na manhã desta quarta em reunião empresarial da Acic