Setor de viagens está otimista com retomada do turismo

Aos poucos, alguns dos setores mais atingidos pelas restrições sociais e isolamento provocados pela pandemia do coronavírus começam a se recompor. A estratégia agora é somar forças e pensar meios de movimentar o segmento e recuperar os indicadores. É o que fazem empresas ligadas ao Núcleo de Agências de Viagens da Acic, que colocam diversas ações em movimento para ativar positivamente os negócios e os seus resultados.

Ao mesmo tempo em que o núcleo recruta mais participantes, trabalha focado em medidas proativas determinantes para acelerar a recuperação econômica das empresas, informa a coordenadora Suely Frare. O grupo se utiliza da metodologia do Empreender para facilitar a execução das tarefas traçadas. O programa aproxima empresários de um mesmo ramo, ou de uma mesma região geográfica, e estimula o pensar e o agir coletivo.

“Não há dúvidas de que juntos os empresários são mais fortes, e essa é uma das lógicas centrais do associativismo”, ressalta o presidente da associação comercial, Michel Lopes. As agências percebem que, com as medidas de abertura adotadas há algumas semanas, o turismo regional assume a dianteira. “Estamos vendendo muito destinos com hotéis, resorts e pousadas, tanto em Foz do Iguaçu quanto em cidades de regiões próximas a Cascavel”, de acordo com Suely.

Pacotes

O turismo nacional também desperta bastante interesse das pessoas, com procura por pacotes principalmente a destinos com foco em praias e turismo ambiental, a exemplo de Bonito no interior do Mato Grosso do Sul. Em 2019, o Núcleo de Agências de Viagens da Acic fez uma experiência que voltará a ser repetida no próximo ano. Elas venderam um pacote de forma conjunta para a Terra Santa, e a iniciativa foi um grande sucesso.

Nos encontros do grupo nos últimos dois meses, novos roteiros foram programados para vendas integradas de pacotes para 2021. Em março, o destino será Bogotá e Cartagena, na Colômbia; em julho, Amazonas; em setembro, Dubai, e em novembro, Terra Santa. Outro aspecto que contribui e muito nesse contexto todo de retomada, segundo Suely, é a conclusão das obras do novo terminal de passageiros de Cascavel. “Agora, temos um espaço bonito, amplo e voos com aviões a jato. E tudo isso a destinos partindo de Cascavel”.

Por que da agência?

Ao mesmo tempo em que trazem facilidades, as novas tecnologias se tornam um desafio adicional às agências de viagens. Por isso, de acordo com Suely Frare, outra prioridade do grupo é uma campanha para disseminar a importância de comprar uma viagem de uma agência de turismo. E eles são vários: conseguir preço igual ou até melhor que o oferecido pela internet na maioria dos casos, ter atendimento rápido e eficaz ao cliente na resolução de problemas e atendimento personalizado. Além disso, a agência garante diferenciais de confiança, conhecimento, pessoalidade, suporte, preços e segurança.

Legenda: Os destinos regionais estão aquecidos, a exemplo de Foz do Iguaçu