Missão à Califórnia gera ideias de inovação no Oeste

Quarta, 04 Dezembro 2019 10:54

A reunião de diretoria da Acic na manhã desta quarta-feira recebeu alguns dos empresários que participaram de recente missão técnica ao Vale do Silício, na Califórnia, o estado mais rico dos Estados Unidos. O consultor do Sebrae, Alan Debus, falou do roteiro cumprido no período de 18 a 24 de novembro e os locais visitados pelas 20 pessoas que participaram da caravana.

O ex-presidente da Acic e do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior, indica três movimentos como resultado da missão técnica aos Estados Unidos: a sociedade do Oeste deve criar um fundo para investimentos em startups para que a inovação ocorra de forma ainda mais intensa na região. “Devemos constituir uma grande aceleradora no Oeste, que pode ser paralela ao fundo, para que faça o impulsionamento das empresas de inovação”, afirmou Guido.

O empresário ressalta também a necessidade de envolver as universidades a partir da ideação das startups. “Além de o aluno fazer seus trabalhos de conclusão de curso, ele pode ser estimulado ao longo da graduação a idealizar uma startup para a solução de problemas que o mercado apresenta”. O vice-presidente da Acic para Assuntos do Comércio, Fábio Bigodin, se disse impressionado com a velocidade e com a concentração de pessoas do mundo todo na região. “Foi uma grande experiência e aprendizado”, destacou o vice da Acic Genésio Pegoraro.

Visitas

As empresas visitadas pela missão técnica, 80% formada por empresários de Cascavel, foram as seguintes: 500 startups, Miverna School, Alchemist Accelerator, Apple Park Visitor Center, CSV Labs, Plug and Play, Google Plex, Amazon Go, JU.ST Vegetal Egg, Skydeck Berkeley e Lab4.

Legenda: Alan e Guido durante encontro com empresários na manhã desta quarta, na Acic