Inteligência emocional como fator para intensificar vendas

Quarta, 23 Outubro 2019 10:32

Empresários, gerentes e colaboradores de óticas participaram, na noite de terça-feira, no auditório da Acic, de uma palestra sobre Inteligência emocional. O assunto foi apresentado por Ronan da Silva, convidado pelo Núcleo Setorial de Óticas da Acic para dar detalhes de um fundamento que, associado ao cotidiano das pessoas, pode trazer resultados ao profissional e à empresa.

Ronan falou sobre vendas, vendedor e a importância disso para o sucesso comercial de qualquer empresa. Ele citou experiências pessoais e cases para ilustrar situações comuns e de como, a partir da inteligência emocional, é possível fazer ajustes que melhorem e ampliem resultados. Há alguns pontos catalisadores de sucesso, que estão ligados à saúde física e financeira, mente saudável e boas condições familiares.

Oitenta por cento do sucesso, todavia, está diretamente ligado a aspectos emocionais, e apenas 20% à capacidade, habilidades, memória e força de trabalho de qualquer pessoa. Ronan informou sobre sinais de identificação de baixa inteligência emocional, como descontrole, falar o que pensa, falta de compreensão e paciência com pessoas e não saber se adaptar às circunstâncias. Há caminhos, diante de estudos e técnicas desenvolvidas a partir disso, para alinhamentos com resultados comprovados, de acordo com Ronan.

O palestrante indicou também quais são os pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, controle, automotivação, reconhecimento das emoções em outras pessoas e habilidades em relações interpessoais. Um exercício bastante peculiar, conforme Ronan, é procurar entender o outro e saber como lidar consigo mesmo. “Com isso, cada um aprende a lidar com as suas fraquezas e então, a partir dos encaminhamentos corretos, a amenizá-las”.

Para o coordenador do Núcleo de Óticas da Acic, Evilásio de Carvalho Júnior, a palestra trouxe informações interessantes que, devidamente aplicadas, trarão avanços às empresas. Criado em 2018, o grupo atua focado em se fortalecer por meio da soma de experiências e projetos conjuntos.

Legenda: Cerca de 130 pessoas participaram da palestra na noite de segunda-feira, no antigo auditório da Acic

Crédito: assessoria