Acic Labs e Itai assinam parceria histórica

Sexta, 09 Agosto 2019 11:34

Diretores da Acic Labs e do Itai assinaram nesta semana parceria que vai redundar em avanços ao processo de inovação empreendedora no Oeste do Paraná. A confirmação do acordo resulta de meses de negociações que acaba de se transformar em um momento histórico à breve trajetória da aceleradora e hub de inovação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Em atividade há dois anos, a Acic Labs ocupa um espaço amplo e bem equipado no Edifício Rui Barbosa, que desde junho de 2016 virou a sede de uma das maiores entidades empresariais do País.

Segundo o diretor de Comunicação Carlos Guedes, a parceria é fundamental porque a Acic Labs é um espaço para fomentar a cultura da inovação e da tecnologia. Já o Itai é um instituto tecnológico que tem experiência em desenvolver projetos e que conta com uma equipe de técnicos altamente capacitada. “Há ainda o fato da ligação do Itai com o PTI e a Itaipu e isso trará a Cascavel e à Acic Labs uma aceleração ainda maior aos seus projetos”.

O presidente do Itai, Rodrigo Otto, entende que a colaboração criará um elo com universidades, empresas e indústrias. “Estar no Acic Labs facilitará agendas e negociações que vão ocorrer nessa parte da região Oeste”. O Itai é um instituto de ciência e tecnologia para integração entre diversos atores que buscam a inovação. Para o presidente do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior, parcerias são imprescindíveis para conectar empresários a um novo tempo. “E nossa cooperativa não poderia ficar de fora, porque tem forte base tecnológica. Queremos estar juntos de tudo que pensa e trabalha pelo desenvolvimento da comunidade”.

Já o vice-presidente da Acic para Assuntos da Microempresa, Siro Canabarro, considera a parceria que acaba de ser assinada como das mais estratégicas. “Ela atende totalmente a nossa missão, que é de conectar parceiros para conseguir melhor desenvolvimento regional, promover a inovação e a economia do Oeste do Paraná”. Pelo acordo de cooperação, o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação manterá um colaborador na Acic Labs com a função de monitorar projetos e verificar quais deles podem ser apoiados e acelerados.

O Itai

O Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação foi criado em 1996 e funciona na Itaipu, em Foz do Iguaçu. Ele atua nas áreas de agronegócios, automação e robótica, bioengenharia, energia alternativa e sistemas embarcados. O Instituto é considerado um dos principais atores para o incremento do ecossistema de inovação em desenvolvimento na região Oeste do Paraná.

Legenda: Carlos Guedes, Rodrigo Otto e Siro Canabarro durante momento histórico